FAROL - APRENDER A PENSAR

FAROL - APRENDER A PENSAR

por Prof.POR Anabela Azevedo -
Número de respostas: 0



APRENDER A PENSAR – SEMÁFORO DO PENSAMENTO

FAROL - Torneio de 3 em Linha


Sob o lema de “Mais do que ganhar ou perder, o mais importante é aprender”, na manhã de5 de abril realizou-se no FAROL, um torneio do jogo romano de 3 em Linha, no qual participaram 45 alunos como jogadores e4 encarregados de educação como árbitros.

O objetivo principal desta atividade foi o de proporcionar a aplicação da metodologia do Semáforo do Pensamento, como alicerce do desenvolvimento da importante habilidade de vida de PENSAR ANTES DE AGIR.

Esta metodologia, numa analogia com um semáfororodoviário, divide a ação humana em 3 ETAPAS: Vermelho/PARAR, Amarelo/PENSAR E DECIDIR e Verde/AGIR de acordo com aquilo que se decidiu, permitindo a sua transferência e aplicação nas mais diversas áreas da vida.

O objetivo de realização deste torneio foi a criação dum espaço de incremento das competênciassócio emocionais, como a concentração, a empatia, o respeito, a persistência, a antecipação de consequências, a gestão da frustração, o adiamento da recompensa, com um impacto muito significativo no autocontrolo comportamental.

De salientar o bom comportamento dos pequenos faroleiros, que cumpriram exemplarmente as regras do jogo e do torneio, demonstrando grande respeito pelo objetivo e regras de conduta da atividade. Embora se tenham apurado os quatro primeiros lugares da competição, é de salientar que todos os jogadores estiveram muito concentrados e empenhados. Foi com orgulho e apreciação que podemos observar as várias rondas de apuramento e de eliminação. Estão todos de parabéns!!

No final, foram os alunos que arbitraram um pequeno torneio entre adultos, do qual se sagrou campeão um pai. Parabéns, também!!

Que o SEMÁFORO DO PENSAMENTO esteja presenteno nosso dia-a-dia, e nos ajude a tomar boas decisões e a concretizar melhores ações!