A Maria Laranja pergunta qual o seu livro perferido. O João Limão disse que não gostava de ler, e que perferia brincar com os seus colegas. A Maria Laranja ficou triste, pois ler era o que ela mais gostava.
O João Limão notou que a Maria Laranja a partir daí não foi a mesma, e pergunta:
- O que foi? Está tudo bem contigo. Estás zangada comigo?
A Maria Laranja diz que não e que só ficou triste por o seu colega não gostar de ler. O João Limão diz que não tem culpa, porque são os gostos dele que o fazem escolher.
Depois...
O João Limão ficou apreensivo e um pouco triste, mas como era um pouco teimoso, ia dizendo baixinho:
_ A Maria Laranja pensa que me convence!? Eu, ler?! Eu, João Limão a dedicar-me à leitura?
... e reparou que era a menina Laranja a chorar.
O João Limão ficou triste e foi lá ter com ela.
Até que a Menina Laranja...
olhou para o Joao Lima..e disse: "AINDA BEM QUE VIESTE, ESTAVA A PRECISAR DE UM OMBRO AMIGO"..
"EU VENHO SEMPRE QUE VEJO OS MEUS AMIGOS ESTAO TRISTES, DO QUE É QUE PRECISAS MENINA LARANJA?"
"FOSTE TU QUE ME MAGOASTE.....PORQUE NAO GOSTAS DE LER?...A LEITURA É TAO BOA..FELIZ...E É MUITO BOA PARA O TEU FUTURO..."--...
FOI ENTAO QUE O JOAO LIMA triste levantou a cabeça e disse:.....
... Eu também não sei ler. Ensinas-me, vamo-nos divertir tanto. E o melhor de tudo é que vamos estar juntos!
Aceitas??
E a Menina Laranja responde: ...
- Obrigado - disse o ele - quando é que podemos começar? ...
- Oh... então tens até amanhã para me dizeres a resposta - Diz o João Limão.
Então assim foi. No dia a seguir...
No dia seguinte, a menina Laranja ensina o João Limão a ler.
Juntos, a menina Laranja sentiu-se bem e gostava que o seu amigo aprende-se com ela, mas um dia, numa das aulas de leitura....
... Um livro um pouco estranho apareceu de subito ao pé dos dois, eles abriram-no, e ele perguntou-lhes se queriam viver uma grande aventura, os dois meninnos responderam que sim, e de repente o livro sugou-os para dentro dele, e eles entraram numa das suas magnificas histórias.
Depois...