O Agrupamento de Escolas manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Luís Represas, cuja dimensão humana e artística deixou uma marca indelével na cultura portuguesa. A sua passagem pela nossa Escola permanece como um momento de grande significado, refletindo os valores de solidariedade e humanismo que sempre defendeu.
Neste momento de luto, associamo-nos à dor da sua família e amigos e partilhamos a sentida homenagem do P. Vítor Melícias, que evoca a amizade que os unia e a ligação de Luís Represas à causa de Timor-Leste.
"Com a mais profunda emoção e pesar que alguém pode sentir, não apenas como amigo de muitos anos, mas também como cúmplice na saga da Independência de Timor-Leste, onde na minha qualidade de Comissário para o Apoio à Transição o patrocinei e acompanhei na memorável viagem durante a qual ele na Catedral de Dili, na presença do Presidente Jorge Sampaio, de Xanana Gusmão, do Bispo Ximenes Belo e de todas as autoridades e imenso povo em lágrimas cantou o inolvidável "Ai Timor", associo-me de todo o coração ao luto nacional e também do nosso Agrupamento pela morte do grande Português e Amigo Luís Represas. Que Deus o acolha e tenha em Santa Paz.
Com igual emoção evoco o momento em que, a meu convite, ele veio à nossa Escola, já então geminada com Soibada em Timor, conviver e cantar esse genial poema de Solidariedade Portuguesa para com Povo-Irmão de Timor e outras preciosíssimas composições do seu vasto e bem conhecido repertório.
Saibamos ser fiéis à sua boa memória e aos ideais de Humanismo e Solidária Liberdade, que ele transmitia. Honra e glória ao seu nome. Paz eterna à sua alma."
P. Vítor Melícias
Veja o vídeo da canção "Timor":
Algumas fotos da vinda de Luís Represas à Escola Básica Padre Vítor Melícias: